Piezoeletricidade.

O que é? Como funciona? Tudo sobre a Piezoeletricidade aqui.

Piezoeletricidade.

O termo piezoeletricidade provém do grego piezein, que significa apertar/pressionar.

Referente à geração de corrente elétrica, juntou-se a designação eletricidade, de modo que piezoeletricidade é interpretado como a produção de energia elétrica devido à compressão sobre determinados materiais.

O que é um gerador Piezoelétrico?

É um gerador que converte energia mecânica em energia elétrica através do efeito piezoelétrico. O efeito piezoelétrico é uma propriedade de determinados materiais que geram uma determinada diferença de potencial elétrico quando são submetidos a tensões mecânicas, incluindo pressões, vibração, flexão ou torsão.

Exemplos de materiais que são dotados deste efeito são os cristais, as cerâmicas e os polímeros.

  • Funcionamento dos Materiais Piezoelétricos

    Deslize para a direita para saber mais.

  • A Base da VoltInk.

    Para que o nosso projeto funcione é fundamental a utilização de materiais inteligentes, ou seja, materiais que são capazes de alterar as suas próprias características quando sofrem estímulos externos, e que estes sejam piezoelétricos.

  • Mais sobre os materiais.

    Os materiais piezoelétricos são um tipo específico de materiais inteligentes, tais como os geradores que referimos anteriormente, que são capazes de converter energia elétrica em energia mecânica e vice versa, mudando de forma quando são expostos a um impulso elétrico ou, o que mais interessa à nossa investigação, quando produzem uma carga elétrica após terem sido sujeitos a um esforço mecânico.

    Há, no entanto, substâncias que no seu estado fundamental apresentam propriedades piezoelétricos, que é o caso do quartzo.

  • As propriedades piezoelétricas do Quartzo.

    A explicação que encontramos ao facto do quartzo exibir tais propriedades encontra-se na sua estrutura atómica, sendo esta constituída por uma hélice que se estende ao longo do eixo Z, com um átomo de silício e dois de oxigénio. No plano XY, estes átomos formam um hexágono que na ausência de stress não tem carga elétrica mas aquando a aplicação de forças na direção destes dois últimos eixos, um desequilíbrio nas cargas (dos átomos) é provocado, gerando cargas elétricas externas. A aplicação no eixo Z não gera corrente elétrica, no entanto temos que ter em conta de que estamos a falar de dimensões extremamente pequenas, logo ao aplicar uma compressão com as mãos (no caso da utilização da caneta) irá sempre gerar corrente.